BRASÃO DA DIOCESE E SEU SIGNIFICADO

SIGNIFICADO DO BRASÃO DA DIOCESE DE VALENÇA-RJ

BRASAO-02_02

O Brasão da Diocese destaca os principais símbolos de nossa história, foi criado por ocasião dos 80 anos da Diocese de Valença, pelo seminarista Marco Aurélio Rabello, hoje presbítero.

1. Na parte externa, encontramos a Mitra, a Cruz e o Báculo. Simbolizando a Diocese e aparecem em brasões de sedes episcopais.

2. O escudo, em vermelho, lembra o jovem Mártir São Sebastião, padroeiro de nossa Diocese.

3. Temos a flecha, recordando os índios coroados, os primeiros evangelizadores de nossa Igreja. Daí o sentido da Bíblia no centro do Escudo.

4. Os desafios da missão de ontem e de hoje, são apresentados nas áreas rurais e urbanas que aparecem no brasão.

5. As águas dos Três Rios, também recordam o Batismo, fonte de todas as vocações que, estão a serviço da vida e da esperança, nesta porção do Povo de Deus que chamamos de: DIOCESE DE VALENÇA.

Tem alguma dúvida ?