PARÓQUIA DE SAPUCAI FAZ LANÇAMENTO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE NA CÂMARA MUNICIPAL

No dia 19/02/2018, o  Pe. Thiago Toledo, pároco da Paróquia Santo Antônio, Sapucaia, utilizou a tribuna livre e abriu na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sapucaia, a Campanha da Fraternidade 2018, como o Tema, “Fraternidade e Superação da Violência” e Lema, “Vós sois todos Irmãos” (Mt 23,8).

O padre conclamou os poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, para uma reflexão a respeito da violência. Estavam presentes o Sr. Prefeito Municipal Fabricio dos Santos Baião, o vice-prefeito Francisco de Assis Cavalcante da Silva, os nobres Vereadores da Casa Legislativa, Secretários Municipais e uma grande parcela da Comunidade Católica.

Padre Thiago em sua fala, destacou que “a superação da violência não passa somente pelas mãos da polícia, mas diz respeito a todos os brasileiros e brasileiras”. Lembrou a importância de refletir o tema da campanha da fraternidade nas escolas do município, visto a violência das drogas, álcool ser presente. “A violência nasce do esquecimento das origens, do esquecimento da vocação do ser humano, que é o amor”, declarou Padre Thiago, lembrando que quando se esquece o amor, se alimenta a discórdia e consequentemente a violência. Caminhos violentos para eliminar a violência só gera mais dor e guerra.

A grande violência da corrupção que assola a política do país, precisa ser superada, pois a indiferença frente ao sofrimento do povo contribui para a sensação hoje disseminada de que a política é uma atividade de corruptos, já que boa parte dos políticos aparece mais preocupado com seus objetivos egoístas do que com seu papel de representar os interesses da população. Quando se abre o leque para o esquecimento do mandamento do amor e da ética se gesta a violência, afirmou o padre. Pediu aos vereadores e ao prefeito presente, uma atenção no que diz respeito à prostituição nos postos de combustíveis ao longo da BR-393 que corta o município de Sapucaia-RJ.

Padre Thiago invocou a benção de Deus sobre todos os presentes e pediu compromisso das autoridades para juntos, de mãos dadas, superarmos a violência, pois afinal, somos todos irmãos.

Foi aplaudido pelos presentes que assumiram o compromisso de lutarem para serem promotores da PAZ!

Paulo César Ramos Jordão Junior

Bruna Ogando Francisco